-
Morre Rita Lee , Aos 75 Anos, Na Madrugada Desta Segunda (8)
-
Rita deixa seus três filhos, Beto, João e Antônio, e seus netos, Izabella e Arthur.
- Por Anderson Santos
- 09/05/2023 15h32 - Atualizado há 1 ano
Rita Lee, uma das mais importantes cantoras e compositoras do rock nacional, faleceu na madrugada desta segunda-feira (8), aos 75 anos de idade. Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, a artista vinha lutando contra a doença por todos estes anos.
Na manhã desta terça-feira (9), a confirmação da notícia foi divulgada nas redes sociais oficiais da cantora e de seu marido, Roberto de Carvalho.
"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".
Segundo os familiares informaram, o velório será aberto ao público e ocorrerá no Planetário do Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo, das 10h às 17h desta quarta-feira (10).
Atendendo a um pedido da própria Rita, o seu corpo será cremado, mas esta cerimônia restrita apenas à família e amigos próximos.
Rita, A Rainha Do Rock
Rita Lee nasceu em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947. Seu pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes norte-americanos, enquanto sua mãe, Romilda Padula, era uma pianista italiana.
Romilda foi a grande incentivadora de Lee na carreira artística. Ela estudava música e cantava junto com suas irmãs, Mary e Virgínia Lee.
Aos 16 anos, Rita fez parte de um grupo vocal feminino chamado Teenage Singers, e apresentou-se em eventos escolares. Foi descoberta pelo cantor e produtor Tony Campello, que a convidou para participar de gravações como vocal de apoio.
Os Mutantes
Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias — Imagem: Reprodução
Em meados de 1964, Rita Lee ingressou em um grupo de rock chamado Six Sided Rockers, que passou por diversas mudanças em sua formação e nome até chegar aos icônicos Mutantes, em 1966.
Composta inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, a banda se tornou uma das mais influentes e inovadoras do cenário musical brasileiro.
Durante o período mais criativo e influente dos Mutantes, de 1966 a 1972, Rita Lee foi uma parte fundamental da banda. Ela contribuiu para álbuns clássicos como:
• "Os Mutantes" (68)
• "Mutantes" (69)
• "A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado" (70)
• "Jardim Elétrico" (71)
• "Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz" (72)
No entanto, o fim do relacionamento com Arnaldo Baptista coincidiu com a saída de Rita Lee da banda. Antes mesmo de deixar os Mutantes, ela lançou seu primeiro álbum solo, "Build up", em 1970. Em 1972, ainda com a banda, ela lançou "Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida".
Diagnóstico De Câncer
Lee passou seus últimos anos de vida em um sítio com a família — Imagem: Reprodução
Rita Lee recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão em maio de 2021 e passou por tratamentos de imunoterapia e radioterapia.
Quatro meses depois, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto, lançou o último single de sua carreira, intitulado "Changes".
Em abril de 2022, seu filho Beto Lee anunciou que ela havia se curado do câncer. Em seus últimos anos de vida, Rita viveu em um sítio no interior de São Paulo com sua família.
Ela deixa três filhos, Beto, João e Antônio, a neta Izabella e o neto Arthur.